quinta-feira, 29 de julho de 2010

Diet, Light, Zero - Qual a diferença?

Olá pessoal, após fazer a postagem sobre cozinha saudável, recebi alguns emails pedindo uma definição sobre diet, light e zero, então lá vai uma dica de nutrição.

DIET


O alimento diet é formulado com modificações especiais para se adequar a diferentes dietas ou indivíduos com necessidades metabólicas específicas. Nessa categoria estão os alimentos que tem 100% de restrição, ou seja, isenção de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e sódio), alimentos para controle do peso e, especificamente, alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares, como por exemplo, dietas para portadores de diabetes.


Não se deve utilizar produtos diet com o intuito de emagrecer, basta ler os rótulos, o chocolate diet tem mais calorias do que o chocolate comum. Alguns casos como as gelatinas têm uma grande restrição do valor calórico, mas os casos dos produtos devem ser estudados individualmente.


LIGHT


O termo light indica diferenças na composição de um produto em comparação a um produto tradicional. Um alimento é considerado light quando apresenta redução mínima de 25% das calorias ou de algum nutriente em relação ao original, como por exemplo, gordura. Alguns pães são considerados light pelo seu teor reduzido de gorduras e não, necessariamente, de calorias.


Os produtos light são indicados para quem está fazendo dieta. O principal objetivo desses produtos é a redução do valor calórico. Por exemplo, um determinado produto que tem 400 cal por 100 g, se tiver uma redução de 25 % no valor calórico ficará com 300 cal por 100 g e se for consumido em excesso acabará resultando em ganho de peso. O sal light tem redução do sódio, que é o elemento responsável pela alta da pressão arterial.


ZERO


Já o zero foi o último a integrar os termos empregados em embalagens de alimentos. O nome zero indica que o alimento apresenta restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido. Um caso de alimento zero são os refrigerantes, que são isentos de açúcar e possuem muito menos calorias em comparação ao produto original.


Vocês podem mandar suas dúvidas e sugestões para meu email: gustavocyr@hotmail.com


Abraços,


Chef Gustavo Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário