quinta-feira, 21 de julho de 2011

Raclete

Meus Caros,


A Revista Showroom da ASSOBRAV (Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagem) acabou de ser publicada e, neste mês, na coluna "Mesa Posta" escrevi sobre raclete.

A raclete é uma prato tipico suiço, mas não tão difundido como o fondue. Sua degustação é semelhante ao fondue na pedra.


Nos Alpes o raclete (queijo) é cortado em peças de dois quilos, às vezes deixado inteiro e colocado em um espeto contíguo a um pequeno braseiro de lenha sobre uma bandeja de madeira.  Os comensais usam uma espátula para recolher o queijo derretido, como um creme dourado, e o coloca junto com as batatas (assadas ou cozidas) e outras guarnições como cebolas, pepinos em conserva, salames, prosciutto (um tipo de presunto), pancetta (toucinho italiano) e azeitonas.

No século XX este prato se sofisticou com o aparecimento das racleteiras elétricas e no Brasil podemos usar outros queijos além do raclete. Confiram o artigo no link da Revista abaixo, página 42.

A raclete é um prato gorduroso, por isso, assim como o fondue, é um prato perfeito para o inverno, também para ser saboreado como um ritual, na companhia de amigos, bons vinhos e sem pressa. 




E qualquer dúvida, me escrevam!

Abraços,


Chef Gustavo Corrêa
gustavocyr@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário